Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Programa de análise de dados de satélites monitora biomas brasileiros

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais recebe as imagens e faz o geoprocessamento delas

Brasil Rural

No AR em 26/06/2019 - 06:11

Claudio de Almeida, coordenador do Programa Amazônia (COAMZ) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Inpe falou ao Brasil Rural sobre o projeto que analisa dados de satélites no monitoramento dos biomas brasileiros. Segundo ele, a primeira vez que o Brasil recebeu imagens de satélites foi em 1973 e o 1º mapeamento foi feito em 1979, na Amazônia. O Inpe recebe essas imagens na central de Cuiabá e transmite para São Paulo, onde elas são processadas e disponibilizadas para análises.

Ouça no player abaixo:

 

"Nosso trabalho é, a partir desse conjunto de dados, fazer o processamento dessas imagens. O Inpe desenvolveu um conjunto de softwares para fazer o geoprocessamento e tratamento dessas imagens e poder extrair, com a melhor precisão possível, as informações dessas imagens", explicou.

 

As imagens estão disponíveis gratuitamente para toda a população no site do Inpe.

Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 26/06/2019 - 07:23

Mais do programa