Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Húmus da minhoca pode prover agricultura mais sustentável

Pesquisador da Embrapa afirma que a minhoca é imune a fungos, vírus e bactérias

Brasil Rural

No AR em 13/06/2019 - 10:26

Gustavo Schiedeck, pesquisador da Agroecologia da Embrapa Clima Temperado, conversou com o Brasil Rural sobre a prática de uso de húmus, que torna a agricultura mais sustentável.

Ouça no player abaixo:

 

Ele explicou que a minhoca para húmus em cativeiro vive em resíduos orgânicos e são minhocas de superfícies. Um exemplo é a europeia "Vermelha da Califórnia".

O uso de minhoca tem um papel importante como fertilizante químico ou mineral. 

 

"O que faz a planta produzir melhor não é, na sua essência,  os nutrientes, mas alguns outros compostos que chamamos de propriedades não nutricionais, afirmou.

 

Essas propriedades não nutricionais são uma série de microorganismos, hormônios naturais, enzimas naturais e compostos orgânicos.

Ele falou que o húmus é essencial para o alimento mais saudável, pois na agricultura familiar o que mais se encontra é resíduo orgânico. Muitas vezes o agricultor nem sabe o que é e pode convertê-lo em húmus e usá-lo na agricultura.

 

"[A minhoca] Ela é imune a fungos, vírus e bactérias, então ela não pega doenças", destacou.

 

Para mais esclarecimentos acesse o link

Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 13/06/2019 - 11:46

Mais do programa