Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TO: Ação itinerante estimula devolução de embalagens vazias de agrotóxico

De acordo com técnico da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins, destinação errada pode trazer sérios riscos à saúde

Brasil Rural

No AR em 29/08/2019 - 06:55

O Brasil Rural desta quinta-feira (29) entrevistou Juliano Milhomem, técnico de Agrotóxicos da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins - Adapec, sobre a logística reversa das embalagens de agrotóxico. Segundo ele, as leis 7802/1989 e 9974/2000 e o decreto 4074/2002 regulamentam a forma correta do descarte dessas embalagens.

"A norma exige que o produtor, usuário final,  devolva essas embalagens. Caso ele não devolva, isso pode gerar algumas sanções, dentre elas,  multas.  Ele pode (também) ter a propriedade dele embargada, dependendo da forma que ele tiver lançando essas embalagens no meio ambiente", destacou.

 

Sobre os índices de devolução, ele informou que o Tocantins ocupa a 10ª posição no ranking nacional e que o Brasil é o país que mais devolve embalagens vazias para destinação apropriada. "Em torno de 94 a 95% do que é lançado no mercado de produtos é retornado."

No Tocantins, o Governo do Estado, por meio da Adapec, do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), faz um trabalho de conscientização e de orientação aos produtores, com um projeto de recebimento itinerante.

Ouça a entrevista: 

 

O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia

Tags:  agrotóxicos

Criado em 29/08/2019 - 08:29

Mais do programa