Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba mais sobre o calendário de vacinação contra febre aftosa e sua retirada no Tocantins

Plano estratégico do Ministério da Agricultura prevê retirada da vacina em todo país até maio de 2021

Brasil Rural

No AR em 06/09/2019 - 05:00

O Brasil Rural está acompanhando o combate à febre aftosa no país e, por isso, conversou com João Eduardo Pires, responsável técnico pelo Programa Estadual de Irradicação da Febre Aftosa (PEEFA) em Tocantins.  

Sobre o calendário de vacinação do estado do Tocantins, João afirma que estão previstas duas vacinações anuais. Grande parte da vacinação acontece no mês de maio, onde se vacinam todos os animais bovinos e búfalos, independendente de sexo e idade. Em novembro, a vacinação é apenas para bovinos e búfalos com até 24 meses.

Já na Ilha do Bananal, por característica peculiares, a vacinação é uma vez por ano, nos meses de agosto e setembro, afirma.

Confome plano estratégico elaborado pelo Ministério da Agricultura, está prevista a retirada da vacina em todo país até maio de 2021.

"(A febre aftosa) é uma doença que causa muita restrição comercial e econômica. Então é importante que os estados brasileiros andem juntos pra que não haja nenhuma restrição de trânsito de animais e de produtos, já que isso afeta o comércio, a economia", destaca.

O Estado do Tocantins alcançou até agora 99,1% de cobertura vacinal.

O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

 

Tags:  Febre Aftosa

Criado em 06/09/2019 - 10:47

Mais do programa