Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especialista fala sobre o controle da raiva em morcegos

Existem três espécies de hematófagos dentre mais de 150 existentes de morcegos

Brasil Rural

No AR em 18/09/2019 - 06:38

O assunto de hoje é o controle da raiva de morcegos hematófagos e para falar sobre isso o Brasil Rural conversou com José Hermeson Cavalcante, responsável técnico pelo Controle da Raiva dos Herbívaros da Agência de Defesa Agropecuária de Tocantins (Adapec). 

Ouça a entrevista no player abaixo:


Ele afirmou que o morcego hematófago é o principal transmissor da raiva para os herbívoros. Com isso é necessário ter um pessoal especializado e treinado para trabalhar com a espécie.

Existem três espécies de hematófagos dentre mais de 150 existentes de morcegos. Nessas estão os frugívoros, ou seja, que alimentam-se de frutas e os insetívoros, que comem insetos. Ele explicou que é necessário saber identificá-los.

 

"A gente orienta sempre o produtor para não estar matando esses morcegos. Nem todos esses morcegos vão transmitir a raiva efetivamente", informou.

 

Hemerson explica que a raiva é mais comum em herbívoros: ovinos, caprinos, equinos, bovinos. Porém o vírus está presente na saliva dos animais, então o produtor deve evitar o contato pois pode ser transmitido aos seres humanos.

Os sintomas a serem observados são: andar cambaliante, o animal não se alimenta, tem salivação e se isola.

Para o trabalho de controle é necessário vacinar os animais, fazer a vigilância pela colheita do material, educação sanitária e também o controle da população dos morcegos.

O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia

Tags:  Morcego raiva

Criado em 18/09/2019 - 11:01

Mais do programa