Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisa aponta que folha da pitangueira pode ajudar a combater o Alzheimer

Grupo de pesquisa identificou função neuroprotetora no extrato da planta

Brasil Rural

No AR em 11/09/2019 - 07:56

O Brasil Rural desta quarta-feira (11) entrevistou Ilton Santos da Silva, professor de pós-graduação em Biotecnologia da Universidade Positivo, que falou sobre um estudo que aponta que a folha de pitangueira pode ter princípios que ajudam a combater o Alzheimer. A doença atualmente não tem cura. 

Ilton explicou que à medida que o Alzheimer vai progredindo, ele vai aumentando o prejuízo causado. "Com o avanço da doença, os esquecimentos vão se tornando maiores e, em estágios mais avançados, o paciente pode ter prejuízo também em funções motoras e fisiológicas", disse.    

Diversos medicamentos são usados para retardar a doença. Mas o estudo realizado pelos pesquisadores em Biotecnologia da Universidade Positivo se debruçou na busca por substâncias de origem natural e com função neuroprotetora.   

Pitangueira para o Alzheimer

 

"A pitangueira é uma planta que possui algumas propriedades medicinais já bem conhecidas pra tratamento de distúrbios gastrointerstinais, associados ao metabolismo da glicose. Mas nós nunca vimos na literatura algo falando sobre o tratamento para doenças do sistema nervoso", disse.

 

Para investigar a hipótese, a equipe de pesquisa realizou diversos testes com ratos de laboratório, visando conectar o extrato da planta e o efeito neuroprotetor. Os resultados foram promissores.

Ilton esclareceu que os estudos ainda são iniciais e que, apesar das expectativas serem positivas, é necessário passar por diversas fases.   

Ouça a entrevista no player abaixo:


O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

 

Criado em 11/09/2019 - 08:44

Mais do programa