Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça o trabalho de famílias inteiras para coletar a Castanha-do-Brasil

Elas se embrenham na mata, enfrentam animais peçonhentos e os frutos com mais de meio quilo que caem das árvores

Brasil Rural

No AR em 12/03/2020 - 10:17

Nessa época do ano, famílias se embrenham na mata em busca de um produto bastante valorizado no mercado nacional e até no exterior: a Castanha-do-Brasil, ou Castanha-do-Pará que consiste na semente de uma árvore com mais de 50 metros de altura.

A coleta é feita em baixo da árvore enquanto os frutos, que podem passar de 1kg, se soltam lá das alturas chegando ao solo com grande impacto. Além disso, os frutos amontoados no chão podem servir de abrigo para escorpiões, aranhas e cobras.

A pesquisadora e engenheira florestal Lúcia Vadt, explica que apesar disso, a coleta de castanha envolve aspectos culturais para os povos da floresta.

“Geralmente a família vai inteira, porque é um momento da família ter uma relação mais direta com a floresta, então isso culturalmente é muito importante pra eles”. ressalta.

Ouça o player abaixo:

O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 12/03/2020 - 11:02

Mais do programa