Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba mais sobre o desenvolvimento de plásticos biodegradáveis

Pesquisadores usam matérias-primas renováveis para fabricação de plásticos biodegradáveis, com objetivo de amenizar o impacto negativo ao meio ambiente

Brasil Rural

No AR em 20/11/2020 - 12:11

Os efeitos danosos do plástico descartado no meio ambiente têm sido de grande preocupação, principalmente, o grande volume que termina dentro dos oceanos. Por isso, pesquisadores têm buscado desenvolver plásticos biodegradáveis, para diminuir a poluição em todo meio ambiente.

Para falar sobre essa tecnologia, o Brasil Rural conversou com Tereza Cristina Carvalho, professora na USP e membro do Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE).

Segundo a professora, sabendo que o plástico leva até 500 anos para degradar na natureza, mesmo o plástico em forma de partículas (aqueles que esfarelam); pesquisadores buscam desenvolver o plástico biodegradável, que se decompõe, no máximo, em 120 dias.

Em uma pesquisa desenvolvida pela USP, o material foi desenvolvido a partir de uma mistura do amido de mandioca com o ozônio, para obter embalagens transparentes. De acordo com a professora, o plástico biodegradável já está na fase semi-industrial.

Outro exemplo citado por Tereza é a pesquisa que busca desenvolver o plástico compostável, que pode ser usado depois como adubo.

Ouça a entrevista no player abaixo

Criado em 20/11/2020 - 12:17

Mais do programa