Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Praga da citricultura pode ser benéfica na produção de biorrenováveis

Estudo mostra que a bactéria Xanthomonas, que causa o cancro cítrico, pode ser alternativa para a aumentar a produção do bioetanol

Brasil Rural

No AR em 08/07/2021 - 07:00

O Brasil Rural desta quinta-feira (8) conversou com Mario Murakami, pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), sobre o aproveitamento de nova classe de enzimas valiosas para tecnologias de aproveitamento de resíduos agroindustriais.

Segundo o pesquisador, partindo do estudo da bactéria que causa o cancro cítrico, uma das mais graves doenças da citricultura brasileira. Esses patógenos causam infecção na planta, quebrando a parede celular da planta. E com esse mecanismo é possível encontrar a solução que aumenta a eficiência na produção de biorrenováveis, como a proveitamento dos resíduos agroindustriais como o bagaço da cana, a palha do milho, gerando mais produtos como os biocombustíveis.

“O Brasil foi pioneiro na produção do etanol. O que a gente tem feito em pesquisa nacional é buscar soluções costumizadas, desenhadas especificamente, para a realidade da agricultura e da indústria nacional”, comenta Mario, a respeito do aproveitamento e valorização do grande resíduo que o Brasil produz.

Ouça a entrevista completa no player acima

Criado em 08/07/2021 - 13:45

Mais do programa