Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Maio é mês de vacinação contra febre aftosa

Criadores de 22 Estados mais o Distrito Federal devem vacinar seus

A vacina contra a febre aftosa no Brasil é obrigatória para quase todos os Estados, apenas Santa Catarina tem o status de livre da doença sem vacinação. Áreas de florestas, consideradas de risco desconhecido para a doença, também não fazem parte do território livre da aftosa.

 

Na maioria das unidades da federação, a vacinação ocorre em duas etapas, uma em maio e outra em novembro. Rondônia e Roraima têm seu calendário diferenciado por causa do regime de chuvas, assim, a vacinação é antecipada para que as cheias não atrapalhem a cobertura vacinal. No Paraná, esta deve ser a última vez que criadores vacinam seu rebanho, já que o estado espera que a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) reconheça seu território como livre da doença sem a necessidade de vacinar.

 

Priscila Pereira Mouras da coordenação de Febre Aftosa da Secretaria de Agricultura do Distrito Federal falou ao programa Brasil Rural com orientações aos criadores. Ela lembrou que além de vacinar, o pecuarista deve comprovar a imunização do animal.

 

Conheça mais sobre o período de vacinação contra a febre aftosa nesta entrevista ao programa Brasil Rural.

 

Ouça mais:

Professor fala sobre starup promovida em comunidades da região Norte

 

Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta e aos domingos às 6h e sábado às 7h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional da Amazônia. O programa também é transmitido aos sábados às 05h na Rádio Nacional do Alto Solimões (horário local).



Criado em 06/05/2015 - 18:10 e atualizado em 06/05/2015 - 14:46

Mais do programa