Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Professora explica as origens dos festejos juninos

Vinda da Europa, a Festa de São João ganhou características próprias

No mês das Festas Juninas o "Brasil Rural" buscou entender as origens dos festejos. O programa conversou com a professora Mércia Vasconcelos Pinto do departamento de música da UnB, Universidade de Brasília, que explicou as origens, por exemplo, do casamento caipira, das promessas a Santo Antônio para as mulheres que querem se casar e da típica fogueira na noite de São João. 

 

"As origens destes ritmos vem da Europa e são ligadas ao tempo, à questão agrária, à época da colheita, ligadas ao sol, à luz, à escuridão. As pessoas antigamente faziam as festas ligadas ao tempo. É o tempo da colheita? Então se comemora a colheita. É o tempo da plantação? Da floração? Então vamos festejar. Se festejava a vida através disto aí", explica a professora.

 

A professora explica também como estes festejos chegaram no Brasil: "Foi com os colonizadores, principalmente com os Jesuítas, os Franciscanos. Foram os padres que trouxeram estes santos e as homenagens a estes santos para cá. Vindos de Portugal", conta.

 

Confira a entrevista na íntegra no player acima!


O Brasil Rural é transmitido de segunda a sexta e aos domingos, às 6h; e sábado; às 7h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional da Amazônia. 



Criado em 24/06/2015 - 23:38 e atualizado em 25/06/2015 - 17:35

Mais do programa