Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Criação de abelhas sem ferrão é alternativa de renda no semiárido

Essas espécies, chamadas melíponas, não oferecem riscos ao criador e

Pesquisadores do Instituto Nacional do Semiárido se encontram com pequenos produtores para unir o saber popular ao conhecimento científico. O encontro é veiculado pela internet e em sua última edição abordou a meliponicultura como renda complementar de famílias rurais. Para falar do assunto o Brasil Rural entrevistou o agrônomo do Núcleo de Desenvolvimento de Tecnologias Sociais do Instituto Nacional do Semiárido, João Macedo.

 

Ele explica que as abelhas nativas no mundo são mais de 400 espécies, e aproximadamente 320 espécies ocorrem no Brasil. Macedo diz que a ameaça do desaparecimento das abelhas é extremamente comprometedor para existência da própria espécie humana.

 

“Recai sobre a espécie humana a necessidade de cuidar desses insetos tão necessário para garantir a existência da vida no planeta da maioria das plantas por isso, cuidar das abelhas é uma responsabilidade de todos nós”, explicou.

 

O agrônomo ressalta que as abelhas nativas no Brasil precisam de cuidados especiais, porque os sinais de perda de diversidade dessas espécies são muitos.

 

Ouça toda entrevista no player acima.

 

O Brasil Rural é transmitido de segunda a sexta e aos domingos, às 6h; e sábado; às 7h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional da Amazônia.

 

 

 

 

 

 

 

 



Diminuição de abelhas no campo impacta produção rural

Criação de abelhas contribui para a polinização das plantas

Criado em 16/09/2015 - 20:24 e atualizado em 16/09/2015 - 19:06

Mais do programa