Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

El Niño já é um dos mais fortes desde que começou a ser medido

Especialista da Epamig explica quais as influências do fenômeno sobre

A primavera de 2015 começou às 05h20 do dia 23 de setembro, porém, pela extensão territorial do Brasil, nem sempre as estações têm características claramente definidas entre si, especialmente em anos de forte influência do El Niño, fenômeno que se caracteriza pelo aquecimento anormal da porção tropical do Oceano Pacífico e que influencia fortemente nas condições climáticas em diversas partes do globo.

 

Pesquisador da Epamig, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, Williams Ferreira, participou da elaboração do prognóstico climático para a primavera, analisando como deverá ser o regime de chuvas pelo País com enfoque nas regiões cafeeiras de Minas. Em entrevista ao programa Brasil Rural, da Rádio Nacional de Brasília, ele explicou que os estados do Sul terão chuvas acima da média, o semiárido nordestino terá a seca agravada, enquanto que o centro-oeste e o sudeste, na média, também terão índice pluviométrico abaixo do esperado para a época.

 

Williams Ferreira disse que o produtor deve estar mais alerta às pragas, já que com estresse hídrico a produção fica mais vulnerável, já o excesso de umidade, na parte em que as chuvas serão mais intensas, favorece a proliferação de diversas doenças. Para os cafeicultores a dica é irrigar quando for possível. “O produtor que dispõe do sistema de irrigação, se quiser assegurar essa primeira florada, ele tem que lançar mão disso certamente porque já há necessidade de começar a irrigar. Apesar de ter chovido um bom volume a gente está tendo muito calor (…). A planta começa a evaporar e o solo começa a evaporar junto”, explicou o pesquisador .

 

Clique no player acima para ouvir a entrevista completa.

 

O Brasil Rural é transmitido de segunda a sexta e aos domingos, às 6h e sábado às 7h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional da Amazônia.



Criado em 23/09/2015 - 20:18 e atualizado em 23/09/2015 - 17:03

Mais do programa