Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Agricultura familiar tem papel fundamental no combate à fome

Mudanças na distribuição demográfica entre cidade e zona rural,

Desde 2010, o Brasil deixou de ser considerado um país tipicamente rural já que a população urbana ultrapassou a rural. É o que aponta dados do Instituto brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Com isso, teoricamente há mais pessoas para consumir que para produzir alimento. Diante disso, como fica o desafio, lançado pela ONU, de erradicar a fome do Planeta até 2030? Sobre esse assunto, o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente Celso Manzatto falou ao programa Brasil Rural desta quarta-feira (21).

 

Para o pesquisador, o futuro está numa agricultura mais sustentável, para isso defende ações de curto e médio prazos, como políticas de apoio à agricultura familiar para buscar um amento de produtividade e crédito facilitado para compra de terras e máquinas pelos pequenos produtores.

 

A longo prazo o pesquisador defende uma mudança no modo de produção com ênfase na produção biológica em substituição aos insumos químicos. “Hoje os ganhos que temos, por exemplo, de produtividade, em grande medida são ameaçados por pragas e doenças”, alertou.


Ouça a entrevista na íntegra no player acima.

 

O Brasil Rural é transmitido de segunda a sexta e aos domingos, às 6h; e sábado; às 7h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional da Amazônia.



Caravana percorre o Pará para difundir inovações na agricultura familiar

Expedição pretende levantar potencial da agricultura familiar

Criado em 21/10/2015 - 18:56 e atualizado em 21/10/2015 - 16:55

Mais do programa