Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Embrapa mapeia o genoma do vírus da meleira do mamoeiro

A meleira é uma doença que afeta a árvore do mamão e faz com que a

A Embrapa realizou o sequenciamento genético do vírus da meleira do mamoeiro, uma das principais doenças do mamoeiro.

 

Francisco Aragão, pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia conversou com o Brasil Rural e explicou o que o avanço nessa pesquisa significa no combate desse vírus.

 

A meleira é uma doença que afeta os mamoeiros e difícil de ser diagnosticada. Os sintomas só ficam claros nos frutos. O pesquisador explica que os frutos de uma planta com meleira liberam látex, ficam amarronzados, oxidados, necrosados e o fruto perde seu valor comercial.

 

Como o diagnostico é difícil e normalmente ocorre com a planta já adulta e produzindo, pode-se perder muitos investimentos. “Em alguns campos os produtores começam a cortar as plantas, porque as plantas infectadas por vírus precisam ser eliminadas. E ocorre em alguns campos de até 100% do campo ser eliminado”, explica Francisco Aragão. Essa ainda é uma doença pouco conhecida, mas equipes treinadas já podem fazer o diagnostico mais precocemente, ainda nas folhas.

 

Conhecer o genoma completo do vírus e a sua variabilidade permite o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas e de melhoramento convencional para gerar plantas resistentes ao vírus. Esse conhecimento também permite que se faça um diagnóstico da doença de forma mais precoce, até mesmo nos viveiros, e mais simples.

 

O Brasil Rural é transmitido de segunda a sexta e aos domingos, às 6h, e sábado, às 7h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional da Amazônia.



Doenças nos mamoeiros podem atacar pequenos e grandes pomares

Embrapa lança livro "500 principais dúvidas sobre o mamoeiro"

Criado em 26/01/2016 - 13:07 e atualizado em 27/01/2016 - 08:03

Mais do programa