Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Expedição Safra inicia sondagem da produção agrícola pelo Brasil

As informações colhidas ajudam na compreensão da situação dos

A Expedição Safra ocorre em todo o Brasil, inclusive no Distrito Federal. Ela é um sistema de diagnóstico composto por diversos órgãos ligados à agricultura.

 

O diretor-executivo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), Rodrigo Marques, conversou com o programa Brasil Rural sobre a expedição.

 

Ouça também:

 

Semente de soja de qualidade é primeiro passo para sucesso da safra

 

Rodrigo Marques explicou que o objetivo do grupo é sondar a situação da safra que está sendo plantada, percorrendo as áreas de produção. No Distrito Federal, já foi realizada a primeira etapa, correspondente à cultura da soja.

 

Nessa etapa foram visitadas 64 propriedades. Em abril, será realizada a segunda etapa, que analisa as culturas de milho, e, no segundo semestre, a terceira, que analisa as culturas de feijão e as culturas irrigadas.

 

Após o levantamento de dados, as informações levantadas ainda são analisadas e ajudam na melhoria da situação do produtor.

 

“Durante a visita, a gente preenche um diagnóstico onde são levantadas as dificuldades nas áreas de crédito, na área de infraestrutura, tecnológica, nas áreas ambientais e outras perguntas são feitas. No final do dia, a gente faz uma roda de prosa, que é um ambiente muito legal, onde a gente reúne o produtor junto com os técnicos e a gente acaba finalizando a discussão. Com isso, a gente vai poder ajustar e redirecionas as políticas públicas que atendem esses produtores. Problemas com relação ao manejo de pragas, com relação a estrutura de estradas, estrutura de pontes e no decorrer dessa conversa a gente acaba descobrindo situações em que eles têm dificuldades e a gente pode ajudar”, destacou Rodrigo Marques.

 

Outras funções da Expedição Safra em Brasília são a análise do impacto ambiental das culturas e o destaque e valorização da produção do DF, uma produção de qualidade diferenciada e produtividade alta.

 

Ouça a entrevista na íntegra no player acima e saiba mais sobre o assunto.

 

O Brasil Rural é transmitido de segunda a sexta e aos domingos, às 6h, e sábado, às 7h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional da Amazônia.



Criado em 01/02/2016 - 11:58 e atualizado em 01/02/2016 - 10:29

Mais do programa