Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Planejamento é essencial para garantir lucratividade na pecuária

Segundo consultor, com o mercado aquecido, o produtor deve se

Com os custos de produção em alta na pecuária, organização e investimentos programados se tornam essenciais. O programa Brasil Rural conversou com José Carlos Ribeiro, consultor agropecuário da Boi Saúde, sobre a situação do mercado e sobre como o produtor pode aumentar sua lucratividade nesse momento.

 

Ele explicou que nesse período chuvoso do ano, o produtor continua tendo que se preocupar com a alimentação do gado. Porém, com os custos de produção altos registrados atualmente, a dica é para que o produtor explore mais a pastagem, fazendo rodízios e utilizando pastagens em reserva.

 

Ouça também:

 

Pecuaristas do Acre adotam nova técnica de criação de gado

 

“Ele pode explorar esse momento e enxugar os custos da propriedade, mas não se pode deixar de trabalhar com uma alimentação específica e de qualidade. Uma alimentação com uma carga menor de proteína ou uma alimentação com custo menor traz eficiência nesse período”, destacou.

 

Como muitos insumos são importados e o dólar está em alta, os custos de produção crescem. Para José Carlos Ribeiro, a principal dica do consultor agropecuário para lidar com essa situação é fazer uma varredura na propriedade e enxugar os custos ao máximo, além de dar preferência aos insumos de origem nacional, que estão com preços melhores.

 

“Quando eu falo em enxugar os gastos, fazer uma varredura na propriedade, é deixar de comprar alguns produtos de forma excessiva, ver o que realmente é uma necessidade da propriedade naquele momento. Muitas vezes, o planejamento traz uma economia boa na propriedade.” explicou o consultor.

 

Para ele, a organização é fundamental na pecuária, tanto na pequena quanto na grande propriedade. O produtor deve ficar atento à previsão do mercado, cotação do dólar, alimentação específica do animal, tabela de vacinação e necessidades da propriedade para aumentar seu lucro.

 

Segundo José Carlos Ribeiro, a preocupação atual do produtor é justamente a lucratividade, pois a previsão é de que o mercado continue aquecido e o preço da arroba continue em alta. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento antecipa um crescimento de 2% ao ano do consumo de carne bovina pelo mundo, o que garante estabilidade e demando no mercado.

 

O Brasil Rural é transmitido de segunda a sexta e aos domingos, às 6h, e sábado, às 7h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional da Amazônia.



Criado em 19/02/2016 - 13:35 e atualizado em 19/02/2016 - 11:36

Mais do programa