Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Projeto ABC Cerrado oferece cursos gratuitos de tecnologias sustentáveis

O projeto capacita produtores rurais a utilizar quatro tecnologias

O Projeto ABC Cerrado é uma iniciativa voltada para capacitação na agricultura de baixo carbono especificamente na área de cerrado.

 

O Brasil Rural conversou com Mateus Tavares, coordenador técnico do projeto ABC Cerrado do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), sobre o projeto que está com as inscrições abertas.

 

Os cursos de capacitação de produtores em utilizar tecnologias de produção sustentáveis são feitos em parceria com a oferece em parceria com o Ministério da Agricultura e a Embrapa. O projeto leva o conhecimento ao produtor rural e cria a oportunidade de implementação nas propriedades, afirma o coordenador do projeto.

 

Mateus Tavares explica que, antes do início do projeto, um estudo mostrou que quanto mais tecnologia de produção sustentável, maior o retorno financeiro para o produtor. Essa forma de produção de baixo impacto ambiental e de emissão de gases de efeito estufa reduzida já foi muito associada a uma produção onerosa, mas essa relação já não se aplica.

 

O processo de transição, quando ele sai de um modelo pouco sustentável para um modelo mais sustentável, realmente envolve um custo, por isso existem as linhas de crédito pra facilitar a incorporação dessas tecnologias. Em contrapartida, o retorno financeiro é muito maior do que ele manter um sistema pouco produtivo, pouco sustentável. Então no momento inicial ele precisa ter um desembolso, um investimento, mas o retorno financeiro é a curto prazo e é bem considerável”, diz o coordenador.

 

O Projeto ABC trabalhará com a capacitação em quatro tecnologias diferentes: a recuperação de pastagens degradadas, a integração lavoura-pecuária-floresta, o sistema plantio direto e a florestas plantadas. A proposta é promover uma produção eficiente e responsável.

 

As inscrições para as capacitações de produtores e técnicos rurais estão abertas e as vagas são limitadas. Elas podem ser feitas no site do Senar escolhendo a tecnologia de interesse. Os treinamentos possuem 56 horas cada divididas em quatro encontros. Eles são gratuitos e começam ainda nesse semestre.

 

O Brasil Rural é transmitido de segunda à sexta e aos domingos, às 6h, e sábado, às 7h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional da Amazônia.



Criado em 15/02/2016 - 13:21 e atualizado em 15/02/2016 - 11:21

Mais do programa