Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Alunos cultivam frutos nativos para recuperação da caatinga

Parceria envolve estudantes da Escola Família Agrícola e pequenos

Estudantes da Escola Família Agrícola (EFA) e pequenos agricultores de 13 comunidades rurais próximas a Riacho de Santana, município de 36 mil habitantes no sudoeste da Bahia e a 720 quilômetros da capital, Salvador, são parceiros em um projeto que visa à preservação do bioma caatinga no semiárido baiano e a geração de renda nas comunidades.

 

A meta é plantar 34 mil mudas de maracujá-do-mato e distribuir, anualmente, 3,5 mil mudas de umbu-gigante. Dois viveiros cobertos foram construídos na escola, no início do ano letivo de 2015, para abrigar as mudas. Assim que as mudas estiverem prontas para serem transplantadas, os alunos ajudarão a distribuí-las aos lavradores da região.

 

Em entrevista ao Brasil Rural desta sexta-feira (7), Mateus Alves da Costa, um dos monitores do projeto explica o aprendizado prático dos alunos nos viveiros. “Os umbuzeiros daqui quase foram extintos, devido ao desmatamento para pastagem e produção de carvão. Com este projeto, pretendemos criar uma fruticultura para inclusão da juventude rural em sua própria região”, conta o professor, que é também técnico em agropecuária.

 

Confira a entrevista, no player acima.

 



O programa Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 6h às 7h, aos sábados, às 7h, e nos domingo, às 6h, pela Rádio Nacional AM de Brasília. A apresentação é de Marcelo Ferreira.



Saiba como funciona o controle biológico de pragas

Projeto reaproveita água de uso doméstico para irrigar hortas orgânicas

Criado em 07/10/2016 - 12:44 e atualizado em 07/10/2016 - 11:27

Mais do programa