Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisa de mestrado desenvolve técnica para recuperação do Cerrado

Metodologia proposta por Keiko Pellizzaro, da UnB, reduz custos do

O Brasil Rural desta sexta-feira (21) conversou com a pesquisadora Keiko Pellizzaro sobre a dissertação defendida no Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade de Brasília, em junho de 2016, que propõe novas técnicas de semeadura direta para reintroduzir árvores, arbustos e ervas nativas no Cerrado, segundo maior bioma da América do Sul.

 

O trabalho da servidora do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que contou com o envolvimento de comunidades rurais, sintetizou os resultados de três anos de avaliação de sete semeaduras experimentais oriundas de três áreas no Distrito Federal e uma em Goiás.

 

Entre os equipamentos já conhecidos do dia a dia do trabalhador rural estão: a utilização de cambão (instrumento utilizado pelo pequeno agricultor para bater feijão, adaptado para obter sementes), plantadeiras e tratores que facilitam a restauração ambiental, reduzindo custos e obstáculos encontrados.

 

"Essa técnica faz com que possamos recuperar não apenas as árvores, mas também as ervas e as gramíneas, onde estão aproximadamente 60% da biodiversidade vegetal do cerrado", detalha Keiko.

 

Ouça, no player acima, a íntegra da entrevista.

 


O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 6h às 7h, sábados, às 7h, e domingo, às 6h, pela Rádio Nacional AM de Brasília. A apresentação é de Marcelo Ferreira.

 



Criado em 21/10/2016 - 09:35 e atualizado em 26/10/2016 - 11:38

Mais do programa