Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Trabalho infantil no campo prejudica crianças brasileiras

Para especialistas, o fechamento de escolas rurais e a falta de

O Brasil Rural de quarta-feira (12) foi especial para o Dia das Crianças. Mas para muitas famílias a realidade no campo não é das melhores. É o que mostra o alto índice de trabalho infantil na agricultura.

 

Segundo Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio (Pnad), cerca de 30,8% do trabalho infantil - que é proibido no Brasil para menores de 16 anos - é realizado no meio rural.

 

A mesma pesquisa mostra que, entre os anos de 2001 a 2014, houve uma queda na utilização do trabalho infantil: de 5,1 milhões de crianças para 2,83 milhões. Entre 2013 e 2014 esta queda foi interrompida, aumentando o trabalho infantil para 14,75%, sendo 5,8% em atividades agrícolas. Apesar de mostrar queda, o Brasil ainda está distante de alcançar as metas assumidas com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) em eliminar as piores formas de trabalho infantil até de 2015 e de erradicar a totalidade do trabalho infantil até 2020. 

 

Para falar sobre o tema, o Brasil Rural entrevistou o secretário de Políticas Sociais da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), José Wilson, e o procurador do Trabalho e vice-coordenador nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) do Ministério Público do Trabalho (MPT), Thiago Ranieri. Ambos abordaram o fechamento das escolas rurais e a falta de políticas públicas para aprendizagem e profissionalização no campo como fatores agravadores do problema.

 

Confira a entrevista, no player acima.

 

O programa Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 6h às 7h, aos sábados, às 7h, e nos domingo, às 6h, pela Rádio Nacional AM de Brasília. A apresentação é de Marcelo Ferreira.

 



Criado em 13/10/2016 - 13:33 e atualizado em 13/10/2016 - 10:44

Mais do programa