Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Livro conta a história do algodão em Mato Grosso

Com 184 páginas, publicação reúne imagens e depoimentos de produtores

O Brasil Rural desta quinta-feira (15) foi até o Mato Grosso para conversar com a jornalista Martha Baptista sobre o livro 'Algodão – Os pioneiros que transformaram MT em um grande produtor”. A obra - que tem 184 páginas - conta com depoimentos de produtores pioneiros, pesquisadores e cronistas de viagem sobre a história do cultivo na região.

 

A publicação destaca ainda a chegada do bicudo-do-algodoeiro às lavouras paulistas, paranaenses e nordestinas e relatos sobre a presença do algodão no cotidiano de povos indígenas de MT desde os tempos pré-coloniais. 

 

Responsável por quase 70% da produção nacional de algodão, a história da cotonicultura mato-grossense é contada na publicação em imagens e depoimentos de testemunhas da época. "Nossa proposta foi humanizar essa história contando como as pessoas e diversas instituições (governamentais e privadas) se uniram para tornar Mato Grosso o maior produtor de algodão do Brasil num período relativamente curto de tempo", comenta a autora. 

 

Editado pela Entrelinhas Editora, o livro 'Algodão - Os pioneiros que transformaram MT em um grande produtor' está sendo distribuído pela Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) às bibliotecas de MT e às instituições ligadas ao algodão em outros estados. Em breve, ele estará disponível também para download no site da Ampa.

 

Ouça a entrevista, no player acima. 

 

O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, de 6h às 7h, sábado, às 7h, e domingo, às 6h, pela Rádio Nacional AM de Brasília. Apresentação de hoje: Miguelzinho Martins.

 



Criado em 15/12/2016 - 09:27 e atualizado em 15/12/2016 - 08:44

Mais do programa