Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Agricultores de SP transformam bambu em fonte de renda

Projeto da Unesp, em Bauru, mostra as diferentes utilidades da planta

O Brasil Rural desta terça-feira (31) foi até o interior de SP em busca de boas ideias. Um desses projetos vem da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), em Bauru. Produtores da Associação Agroecológica Viverde transformam o bambu em fonte de renda para o assentamento Horto de Aimorés. Por lá, pelo menos 20 famílias que viviam somente da agricultura familiar são beneficiadas. 

 

Em entrevista ao Brasil Rural, o presidente da associação, José Maria Rodrigues, falou mais sobre o projeto que vem ajudando a gerar renda alternativa e fixar o trabalhador no campo. A matéria-prima sai de um bambuzal plantado dentro do próprio campus da universidade. São mais de 25 espécies cultivadas. A fábrica, construída na universidade, conta com o trabalho de 15 estudantes que cortam, lixam e tratam o bambu para criação de objetos. 

 

"A gente quer construir uma mini-fábrica no assentamento, que é constituído de 415 famílias, para que os filhos continuem seus trabalhos dentro do campo. A ideia é gerar esta demanda para a própria comunidade. Da universidade para dentro do campo, ele vira um projeto de extensão com alunos de Design e outros cursos", diz Zé Maria, que dá ainda dicas para a durabilidade da planta tão comum no Brasil. 

 

Para cursos de cultivo, manejo da produção e mais informações, o contato da Associação Agroecológica Viverde é (14) 99661-5763 e grupoviverde@gmail.com. 

 

Clique, no player acima, para ouvir a entrevista.

 



O Brasil Rural vai ao ar às 6h, de segunda à sexta e aos domingos e às 7h no sábado, pela Rádio Nacional AM Brasília.

 



Criado em 31/01/2017 - 07:47 e atualizado em 31/01/2017 - 11:32

Mais do programa