Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Aplicativo para celular aproxima consumidor do produtor

"Waze" do orgânico utiliza GPS para indicar feiras orgânicas, hortas

O Waze é um dos aplicativos mais usados por quem se desloca por grandes cidades do Brasil e do mundo. De forma colaborativa, ele centraliza os mais diversos tipos de informações sobre o trânsito e os estabelecimentos de uma região.

 

Agora, através de uma iniciativa do Instituto Kairós e da Cooperativa Eita, foi lançada uma versão do aplicativo destinada exclusivamente ao consumo responsável: o Responsa. A ideia é aproximar o consumidor do produtor facilitando a comercialização de produtos da economia solidária e da agricultura familiar.

 

Com interface amigável, disponível por enquanto apenas para celulares Android, o App funciona em todo o Brasil e permite filtro por tipo de local (horta, feira, etc) ou município, além de unificar um extenso banco de dados que já ultrapassa mais de três mil iniciativas ligadas ao consumo responsável. Dentre as opções mapeadas pelo Responsa estão: experiências de educação alimentar e nutricional além de experiências e pesquisas em agroecologia.

 

O Responsa utiliza os serviços de localização não apenas para mostrar dados, mas também para que os usuários marquem encontros e indiquem novos pontos que ainda não estejam mapeados. 

 

Em entrevista ao programa Brasil Rural, a coordenadora de projetos do Instituto Kairós, Juliana Gonçalves, dá mais detalhes sobre a ferramenta. "Há abas de interação no aplicativo para desafios, onde as pessoas fazem perguntas, enviam sugestões e marcam encontros. Desde dezembro, já temos mais de 5 mil downloads no aplicativo. Por enquanto, estamos concentrados mais em SP, mas estamos abertos para expandir ao máximo para outras cidades", destaca Juliana.

 

Clique, no player acima, para ouvir a entrevista completa. Para quem não tem smartphone com Android, é possível acessar o mapa no site (clique aqui).

 

O Brasil Rural vai ao ar, no sábado às 7h, e de segunda a sexta e aos domingos, às 6h, pela Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação de hoje foi de Solimar Luz. 

 



Livro retrata relação de assentados da reforma agrária com a floresta

Criado em 16/01/2017 - 07:46 e atualizado em 16/01/2017 - 11:04

Mais do programa