Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Projeto no DF leva agroecologia para moradores de rua

Agricultura urbana é alternativa para grandes centros urbanos. Centro

Um projeto no DF leva oficinas de agroecologia para pessoas em situação de rua. Completando dois anos de trabalho, o projeto Equinócios fez, em dezembro, um financiamento coletivo para levantar materiais e insumos, implementar a agrofloresta e revitalizar o viveiro do Centro Pop na 903 sul. Mas ainda precisa de ajuda. Um importante parceiro é o Viveiro do Senado que doou recentemente mudas de árvores frutíferas. 

 

"A agroecologia traz uma inspiração muito forte porque relembra tempos passados. Muitas vezes eles choram durante o plantio. A gente trabalha também com redução de danos: alguns têm problemas com drogas, outros trabalham com a prostituição. A gente vê muita violência na rua. Com esse feedback da oficina a gente resolveu focar o trabalho na horta e hoje a gente produz alimentos de qualidade. Como muitos não tem acesso à alimentação adequada, a gente busca uma segurança alimentar para esta população", diz o oficineiro Igor Aveline em entrevista ao programa Brasil Rural desta quarta-feira (15) .

 

Mexer com a terra é como voltar às nossas origens, explica ele. "A gente vivencia isso lá. Cada um já que vem com uma bagagem muito grande e sabe muito bem como plantar um feijão, uma mandioca, uma batata-doce. A gente planta de tudo. Temos duas grandes mandalas produzindo hortaliças", conta ele, ao enfatizar que muitos desses moradores de rua viviam antes no campo. 

 

Clique no player acima para ouvir a entrevista. Interessados podem ajudar o projeto pelo e-mail: igoraveline@gmail.com. 

 



O Brasil Rural vai ao ar às 6h, de segunda à sexta, e às 7h no sábado, pela Rádio Nacional AM Brasília.

 



Criado em 15/02/2017 - 07:52 e atualizado em 16/02/2017 - 07:57

Mais do programa