Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A história de Villa-Lobos e José Vieira Brandão é o destaque no Caderno de Música

Programa responde à pergunta da ouvinte Maria Ismênia, que quer saber: "Qual a associação que pode ser feita entre Villa-Lobos e o Maestro José Vieira Brandão?"

Caderno de Música

No AR em 15/04/2017 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (15) responde à pergunta da ouvinte Maria Ismênia, moradora da Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro. Ela entrou em contato com a Central de Atendimento pelo telefone: 21- 2268-2032, e quer saber: "Qual a associação que pode ser feita entre Villa-Lobos e o Maestro José Vieira Brandão?".

O pianista, compositor e maestro José Vieira Brandão foi um dos principais intérpretes da obra pianística de Villa-Lobos. Ele tinha Villa-Lobos como um de seus companheiros musicais mais próximos e sua colaboração com o grande compositor brasileiro era uma característica quase permanente de sua vida. Quando Villa-Lobos começou a introduzir seu ambicioso programa de reforma de educação musical nas escolas públicas do Brasil, através do Canto Orfeônico, Brandão resolveu cancelar uma importante viagem para a França para ajudar o amigo e trabalhar em seu projeto. Ele se tornou assistente de Villa-Lobos em 1932 e mais tarde foi o principal responsável pelo programa.

Conheça um pouco mais da história destes dois grandes gênios da música brasileira no Caderno de Música. Sábado, às 11h45, na MEC FM e domingo, às 22h, na Nacional FM Brasília.

 

Criado em 13/04/2017 - 09:21 - Episódio Caderno de Música 15/04

Mais do programa