Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Caderno de Música destaca compositores clássicos dinamarqueses

Dando continuidade à série sobre compositores de diferentes nacionalidades, o programa destaca os dinamarqueses: Buxtehude, Niels Gade e Carl Nielsen

Caderno de Música

No AR em 24/06/2017 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (24) dará continuidade à série sobre a vida e obra de compositores clássicos de diferentes países. Esta série vai ao ar sempre no último programa de cada mês e, nesta edição, o destaque será para três dos mais importantes compositores dinamarqueses: Buxtehude, Gade e Carl Nielsen.

O compositor barroco Dietrich Buxtehude nasceu em Helsingor, na Dinamarca, em 1637. Sua música influenciou inúmeros compositores de quase toda a Europa, em especial as suas composições para órgão, que são executadas com bastante frequência até os dias de hoje. Já o compositor Niels Gade, que nasceu em Copenhague em 1817, é mais conhecido pelas suas composições sinfônicas, com destaque para a sua Sinfonia número 1 em dó menor, opus 5. E para encerrar com chave de ouro, o programa fala sobre um dos principais compositores dinamarqueses que já existiu: Carl Nielsen. Considerado o "Sibelius Dinamarquês", Nielsen inovou na sua escrita polifônica e escreveu obras para diferentes formações, com destaque para a suas sinfonias.

Conheça um pouco mais destes três grandes gênios da música clássica dinamarquesa no Caderno de Música. Sábado, às 11h45, na MEC FM. 

 

Criado em 21/06/2017 - 08:46 - Episódio caderno de Música 24/06/2017

Mais do programa