Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça mais sobre a América Latina do Período Colonial

Nesta edição do Caderno de Música, o destaque será para alguns dos mais importantes compositores peruanos deste período colonial

Caderno de Música

No AR em 22/07/2017 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (22) segue falando um pouco mais sobre a música desenvolvida durante o período de colonização dos países latino-americanos.

A música colonial na América Latina se desenvolveu entre os séculos XVI e XIX, o que corresponde, na Europa, ao fim do Renascimento e todo o período barroco. Neste período, a música inicialmente tinha o propósito de evangelizar, mas acabou sendo algo a mais. Ela serviu como uma espécie de laboratório onde aconteceu algo inesperado, pois serviu para reafirmar algo sobre a identidade dos nativos.

Mesmo sob forte influência da música europeia, as obras compostas ou executadas em terras latino-americanas apresentavam elementos característicos da cultura indígena e, posteriormente, também da africana. O programa vai destacar alguns dos mais importantes compositores peruanos deste período: Juan Pérez Bocanegra, Tomás de Torrejón y Velasco, e José de Orejón y Aparicio.

O Caderno de Música vai ao ar todo sábado, às 11h45, na MEC FM.

Criado em 20/07/2017 - 09:31 - Episódio Caderno de Música 22/07/2017

Mais do programa