Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A música latino-americana do período Colonial é o tema do Caderno de Música

No programa, obras do jesuíta italiano Domenico Zipoli, que viveu na Argentina, e do monge peruano do início do século 18, Esteban Ponce de León

Caderno de Música

No AR em 15/07/2017 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (15) fala sobre a música desenvolvida durante o período de colonização dos países latino-americanos.

A música colonial americana inclui o período artístico que se desenvolveu entre os séculos 16 e 19. Musicalmente, ela corresponde ao fim do Renascimento e, principalmente, ao barroco europeu. Durante o período de colonização dos países da América Latina, muitos missionários vieram da Europa e encontraram grandes discípulos com talento e imaginação. Estes músicos tocavam diversos instrumentos, em especial o órgão, que impressionavam os habitantes nativos. A partir daí, começaram a surgir nestes países latino-americanos diversas obras mestiças, que uniam basicamente elementos europeus e indígenas, como podemos perceber principalmente nas igrejas coloniais.

No programa, obra do jesuíta e compositor italiano Domenico Zipoli, que foi um dos primeiros que se destacaram no período colonial barroco, e do monge peruano Esteban Ponce de León, intitulada “Venid, venid deidades”.

Não perca, Caderno de Música vai ao ar aos sábados, às 11h45, na MEC FM Rio.

Criado em 11/07/2017 - 12:39 - Episódio Caderno de Música 15/07/2017

Mais do programa