Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Caderno de Música traz Stravinsky e Prokofiev

Programa segue com o especial dos Cem Anos da Revolução Russa e fala de alguns compositores que viveram neste período

Caderno de Música

No AR em 28/10/2017 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (28) segue com o especial 100 anos da Revolução Russa, com destaque para alguns compositores russos que viveram neste período.

 

Música

Alguns importantes compositores viveram exatamente durante a Revolução Russa, e muitos tiveram suas vidas e formas de composição bastante afetadas, mas nem sempre de forma positiva. Sergei Rachmaninoff, por exemplo, por não apoiar o mais novo governo comandado por Lênin, teve sua propriedade tomada e se retirou de seu país, morando em diversos países até se estabelecer definitivamente nos Estados Unidos. 

Stravinsky optou por se retirar de seu país antes mesmo da Primeira Guerra Mundial e, consequentemente, da Revolução Russa.  Ele viajou para Paris em 1910 para assistir à estreia do seu balé “O Pássaro de Fogo” e decidiu permanecer no Ocidente por algum tempo. Em 1914, Stravinsky chegou a retornar à Rússia para uma pesquisa de campo, mas logo partiu para a Suíça, antes do encerramento das fronteiras causado pela Guerra. Depois disso, ele só retornou à sua terra natal em 1962, durante uma turnê. Apesar de fisicamente distante, Stravinsky não ficou alheio ao que estava acontecendo em seu país e manteve-se ligado à sua terra natal através das suas obras.

E entre os compositores que, de alguma forma, apoiaram a Revolução Russa, podemos destacar Prokofiev e Shostakovich. Prokofiev nasceu no Império Russo em uma família com boas condições, mas não era contra o novo regime socialista, mesmo chegando a ter a estreia de sua ópera “O Jogador” cancelada devido à Revolução Russa. Por motivos unicamente musicais, Prokofiev deixou a Rússia logo após a revolução, mudando-se para os Estados Unidos. Sua música, porém, repercutia bastante na recém-formada União Soviética e ele sempre recebia convite para retornar à sua terra. Em 1927, realizou diversas bem-sucedidas turnês pela União Soviética, que serviu como uma preparação para a sua volta. Ele retornou em 1930, quando a Rússia, agora comandada pelo ditador Josef Stalin, já não era tão amigável com os artistas da época. Para se adaptar ao novo governo, Prokofiev passou a escrever músicas mais leves, que eram aprovadas pelo novo Regime.

Ouça obras destes grandes compositores russos no Caderno de Música. Sábado, às 11h45, na MEC FM.

Criado em 26/10/2017 - 16:40 - Episódio Caderno de Música 28/10/2017

Mais do programa