Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça os mais importantes castrati da história

O Caderno de Música segue falando sobre os castrati, e destaca a vida de Sinesino, Gaetano Cafarelli e Farinelli

Caderno de Música

No AR em 25/11/2017 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (25) segue falando sobre os cantores castrati, com destaque para alguns dos mais famosos que surgiram ao longo da história.

O castrato era um cantor que possuía a mesma extensão vocal das vozes femininas, porém, para obter essa peculiaridade na voz, ele era submetido à castração antes da puberdade. Desta forma, ao chegar à fase adulta, o seu corpo havia se desenvolvido de forma totalmente diferente, dando, ao mesmo tempo, potência, flexibilidade e o alcance de notas extremamente agudas para um homem.

Os castrati começaram a se popularizar após a expulsão das mulheres dos palcos e coros, decretada pela Igreja, por volta do século 18. Devido à característica única na voz, eles ocuparam uma posição dominante na ópera por mais de 300 anos. Para muitas das vítimas da castração, o resultado foi uma carreira de cantor medíocre, atuando em papéis secundários nas óperas ou como parte de simples corais de igreja. Outros castrati, entretanto, se transformaram em verdadeiras estrelas de seu tempo, como Sinesino, Cafarelli e Farinelli, que serão destacados no programa.

Leia também:

Conheça a incrível história dos castrati, no Caderno de Música

Não perca! Caderno de Música vai ao ar todo sábado, às 11h45, na MEC FM.

 

Criado em 23/11/2017 - 10:14

Mais do programa