Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça os principais elementos de uma ópera, no Caderno de Música

O programa fala um pouco das principais características da ópera, com destaque para os seus primórdios na Itália

Caderno de Música

No AR em 11/11/2017 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (11) fala sobre um dos gêneros mais completos da música clássica: a ópera, com destaque para os seus primórdios na Itália.

A ópera é formada pela junção da música com a arte dramática e as artes visuais. Desde o período barroco até os dias atuais, este estilo é explorado por compositores e continua a encantar plateias por todo o mundo. 

Normalmente, uma ópera é constituída pela abertura, que é a parte executada pela orquestra, localizada no fosso, e com as cortinas ainda fechadas, e introduz a ópera ou um ato. Já os atos são constituídos pelas cenas e marcam uma espécie de capítulo da ópera. As partes cantadas também recebem denominações específicas, como a ária, que é uma apresentação de um solo vocal, o recitativo, que se aproxima muito mais da fala e objetiva contar a história de forma mais rápida, e o coro, parte destinada a um tutti com coral e orquestra. 

Outro elemento importante na ópera é o libreto, que é a história da ópera, que pode ser feita tanto pelo próprio compositor, quanto em parceria com um escritor ou poeta. Aliás, um conhecimento prévio do libreto nos ajuda a compreender melhor a obra, bem como nos possibilita prestar maior atenção aos seus detalhes.

Ouça o programa na íntegra:

Caderno de Música vai ao ar sempre aos sábados, às 11h45, na MEC FM e aos domingos, às 7h15, na Nacional FM Brasília.

Tags:  ópera

Criado em 08/11/2017 - 20:08 - Episódio Caderno de Música 11/11/2017

Mais do programa