Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Caderno de Música apresenta primeiro episódio de homenagem a Beethoven

Nesta primeira edição, o destaque é para a sua história e obras do Período Clássico

Caderno de Música

No AR em 09/12/2017 - 09:00

No dia 16 de dezembro comemora-se o aniversário de Ludwig van Beethoven. E o Caderno de Música deste sábado (09) antecipa as comemorações e faz um especial com a vida e obra deste que é considerado um dos mais importantes e revolucionários compositores da música ocidental.

Ludwig van Beethoven nasceu em 16 de dezembro de 1770 na cidade de Bonn, na região da atual Alemanha, e era o mais velho dentre seus irmãos. Seus primeiros ensinamentos de música foram obtidos com o próprio pai, que desejava transformá-lo em um pequeno Mozart, devido às suas habilidades precoces no piano. Muitos dizem, porém, que a infância e adolescência de Beethoven não foi muito feliz, principalmente por conta dos problemas de alcoolismo de seu pai, o que levou o compositor a assumir as contas da casa desde muito cedo.

Aos sete anos de idade, Beethoven já dava seus primeiros concertos e com aproximadamente 12 anos já havia escrito obras bem maduras para a sua idade. Aos 21, Beethoven se muda para Viena e começa a ter aulas com grandes nomes da música clássica, como Haydn e Salieri. Foi nesta cidade, quando o compositor estava com aproximadamente 26 anos, que começam a surgir os primeiros sintomas da principal tragédia da sua vida: a congestão dos centros auditivos internos. A doença foi se degenerando até que, aos 46 anos de idade, Beethoven já se encontrava praticamente surdo. Tal acontecimento, aliado a alguns problemas amorosos e familiares, gerou, por um tempo, uma depressão profunda no compositor, refletindo no processo criativo de suas obras. Porém, passada essa “Crise Criativa”, Beethoven escreveu obras de grande valor para a história da música, como veremos neste Especial Beethoven.

Ouça pelo player acima.

Caderno de Música vai ao sábado, às 11h45, na MEC FM.

Criado em 09/12/2017 - 09:00 - Episódio Caderno de Música 09/12/2017

Mais do programa