Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Max Bruch é o homenageado no Caderno de Música deste sábado

O programa faz um especial em comemoração aos 180 anos de nascimento do compositor romântico alemão Max Bruch

Caderno de Música

No AR em 06/01/2018 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (06) faz um especial em comemoração aos 180 anos de nascimento do compositor romântico alemão Max Bruch.

Max Christian Friedrich Bruch, ou simplesmente Max Bruch, nasceu em Colonia, na Alemanha, em 6 de janeiro de 1838. Filho de uma soprano, Bruch demonstrou talento musical ainda muito pequeno e, por isso, começou a receber as devidas orientações ainda criança. Ele escreveu sua primeira obra aos nove anos de idade para o aniversário de sua mãe.

Ouça o programa no player acima.

Entre os primeiros professores de Max Bruch, que logo reconheceram o seu enorme potencial, destaca-se o renomado pianista Ferdinand Hiller, a quem Schumann dedicou o seu concerto para piano em lá menor, o pianista virtuoso Ignaz Moscheles, e Heinrich Carl Breidenstein, que ensinou teoria musical quando ele tinha onze anos de idade. O compositor, maestro e pianista alemão, com um pouco mais de 30 anos, já havia realizado concertos e lecionado em diversos países como Alemanha, Áustria, França e Bélgica. Ele também foi nomeado diretor da Orquestra Filarmônica de Liverpool, na Inglaterra; dirigiu a Orquestra da cidade de Breslau, na Alemanha; se tornou diretor da Escola de Composição e da Academia de Belas Artes de Berlim; e recebeu o título de Doutor Honoris Causa pelas Universidades de Cambridge e Berlim.

Após ganhar prestígio e reconhecimento, Max Bruch resolve colocar um pouco de lado a sua carreira acadêmica e se dedicar inteiramente à composição. Ele compôs mais de 200 obras, das quais as mais famosas e executadas hoje em dia são a sua “Fantasia Escocesa”, as “Danças Suecas”, as “Variações sobre o Kol Nidrei” e, em especial, o seu “Concerto para violino número 1, considerada uma das obras mais importantes do repertório violinístico.

O Caderno de Música é todo sábado, às 11h45, na MEC FM.

 

Tags:  Max Bruch

Criado em 04/01/2018 - 16:44 - Episódio Caderno de Música 06/01/2018

Mais do programa