Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Compositor romântico francês Ernest Chausson é o destaque do Caderno de Música deste sábado

O programa faz um especial de aniversário de Ernest Chausson e destaca a sua vida e principais obras

Caderno de Música

No AR em 20/01/2018 - 11:45

Caderno de Música deste sábado (20) homenageia o aniversariante do dia, o compositor romântico francês Ernest Chausson, que nasceu em 20 de janeiro de 1855.

Nascido em uma família burguesa, Ernest Chausson estudou inicialmente direito e, apesar de não ter muito interesse pela profissão, chegou a ser nomeado advogado da Corte de Apelações de Paris. Ele logo desistiu da carreira e tentou ser escritor e desenhista antes de descobrir sua verdadeira vocação na música. Chausson começou os seus estudos mais formais de música aos 24 anos de idade. Mesmo com a idade um pouco mais avançada do que o normal, ele chegou a ter aulas no Conservatório de Paris com grandes nomes, como Massenet, que o considerava "uma pessoa excepcional e um verdadeiro artista", e Cesar Franck, com quem formou uma estreita amizade.

De 1886 até a sua morte, em 1899, Chausson foi secretário da Société Nationale de Musique. Em sua própria casa, ele adorava reunir muitos artistas eminentes, como os compositores Henri Duparc, Gabriel Fauré, Claude Debussy e Isaac Albéniz, o poeta Mallarmé, o romancista russo Turgenev e o pintor impressionista Monet. Chausson morreu no auge da sua carreira, com apenas 44 anos, em um acidente trágico enquanto andava de bicicleta. Seu funeral foi repleto de grandes artistas e admiradores de sua arte.

Conheça mais sobre a vida e obra de Ernest Chausson no Caderno de Música. Sábado, às 11h45, na MEC FM.

 

Criado em 17/01/2018 - 20:26 - Episódio Caderno de Música 20/01/2018

Mais do programa