Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça a vida e obra de Ignaz Holzbauer

Caderno de Música faz uma homenagem aos 235 anos de morte deste importante compositor austríaco clássico

Caderno de Música

No AR em 07/04/2018 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (07) faz uma homenagem aos 235 anos de morte do compositor austríaco clássico Ignaz Holzbauer.

Ignaz Jakob Holzbauer nasceu em 18 de setembro de 1711 em Viena. Apesar da oposição de seus pais, que queriam que o filho estudasse direito, Holzbauer seguiu carreira musical e teve aulas de canto, violino e teclado. Em 1745 já havia se tornado Mestre de Capela na sua cidade, um dos cargos mais prestigiados e cobiçados entre os músicos da época. Em 1753, Holzbauer compôs a ópera “Il figlio delle selve” que foi um sucesso imediato, valendo-lhe uma oferta de trabalho na corte de Mannheim, onde permaneceu pelo resto de sua vida.

Holzbauer foi um importante compositor de óperas do período Clássico, escrevendo inúmeras obras do gênero, mas também foi autor de oratórios, missas, motetos, ballets, música de câmara, concertos e sinfonias. Suas obras, infelizmente, não chamou a atenção da crítica de fora dos locais onde viveu. Entretanto, suas composições eram muito apreciadas pelo público local e exerceu influência em outros grandes compositores, como Wolfgang Amadeus Mozart.

Ouça no player acima trechos de obras de Holzbauer no Caderno de Música, que vai ao ar neste sábado, às 11h45, na MEC FM.

 

Criado em 05/04/2018 - 15:49 - Episódio Caderno de Música 07/04/2018

Mais do programa