Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça as mais importantes valsas compostas ao longo dos séculos

O Caderno de Música deste sábado traz obras de Tchaikovsky, Sibelius e Johann Strauss Filho

Caderno de Música

No AR em 28/04/2018 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (28) segue falando sobre as valsas, e apresenta trechos de algumas das mais memoráveis compostas ao longo dos séculos. 

A partir do século XIX, a valsa ganha popularidade entre os compositores e muitos deles passam a fazer música neste estilo. É o caso de Tchaikovsky, Chopin, Ravel, entre outros. Mas o compositor mais expoente no estilo das valsas é, sem dúvida, Johann Strauss Filho. A produção do compositor vienense, que viveu no século XIX, foi tão intensa que inclui cerca de 500 obras. Por isso, e nada mais justo, é o título atribuído a Strauss de “Rei da Valsa”.

Nenhum outro compositor se dedicou tanto às valsas depois de Strauss Filho. Entretanto, há inúmeras obras do gênero nas operetas de diversos compositores como Suppè, Lehar e Offenbach. A valsa também teve um papel de destaque no balé e em óperas, como “Eugene Onegin”, de Tchaikovsky, “La Bohéme”, de Puccini, e “O cavaleiro da Rosa”, de Richard Strauss. E composições de valsas de maneira estilizadas são encontradas em obras instrumentais e orquestrais, como as diversas valsas para piano, de Chopin, e a “Valsa Triste”, de Sibelius.

Ouça no player acima.

O Caderno de Música vai ao ar neste sábado, às 11h45, na MEC FM.

Tags:  valsa

Criado em 26/04/2018 - 21:28 - Episódio Caderno de Música 28/04/2018

Mais do programa