Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça o gênero barcarola no Caderno de Música

No programa, um pouco da sua história e principais composições, com destaque para as barcarolas de Villa-Lobos, Chopin e Offenbach.

Caderno de Música

No AR em 19/05/2018 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (19) fala sobre um dos estilos mais agradáveis da música clássica: a Barcarola.

Também chamada de Barcarolle, este era um tipo de música folclórica cantada pelos gondoleiros de Veneza, ou seja, os condutores daquele famoso barco desta romântica cidade. Daí o nome Barcarola, que vem da palavra barco. As Barcarolas são geralmente compostas em compasso 6/8 em andamento moderado.

Ouça trechos de importantes barcarolas no player acima.

O gênero era bastante conhecido no século XVIII, principalmente na França e, é claro, na Itália. Porém, as barcarolas mais famosas que conhecemos hoje em dia são do período Romântico e copiam o estilo de música interpretado pelos gondoleiros. É o caso desta “Barcarolle em fá sustenido maior para piano solo, opus 60”, de Frédéric Chopin.

Apesar de não estar entre os gêneros mais comuns da música clássica, muitos compositores escreveram barcarolas, principalmente como parte integrante de óperas. Esse é o caso das óperas de Paisiello, Weber, Rossini e, em especial, Offenbach, que compôs uma das barcarolas mais famosas que existe.

A barcarola de Offenbach pertence ao terceiro ato da sua ópera “Os Contos de Hoffmann”. E a partir do século XX, encontramos Barcarolas com características cada vez mais diversificadas e em diferentes países. É o caso de “Julia Florida, do compositor paraguaio Agustín Barrios, “Dança das Ondas”, do norte americano George Gershwin; e o segundo movimento, Berceuse-Barcarolla, do Trio número 2, de Villa-Lobos.

Caderno de Música vai ao ar todo sábado, às 11h45, na MEC FM.

Criado em 17/05/2018 - 15:21 - Episódio Caderno de Música 19/05/2018

Mais do programa