Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Caderno de Música traz a história de Giovanni Battista Viotti

No programa, a trajetória e principais obras deste importante compositor italiano do período Clássico

Caderno de Música

No AR em 12/05/2018 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (12) comemora o aniversário do compositor italiano do período Clássico, Giovanni Battista Viotti, que nasceu em 12 de maio de 1755.

Apesar de não ser tão famoso quanto outros compositores do Classicismo, como Mozart, Haydn e Beethoven, Giovanni Battista Viotti era muito conhecido em seu tempo, principalmente na Itália, onde nasceu, e na França e Inglaterra, lugares onde viveu boa parte da sua vida profissional.

Viotti demonstrou talento musical desde muito cedo e logo chamou a atenção do Príncipe Alfonso dal Pozzo della Cisterna, em Turim, que o ajudou nos seus primeiros estudos musicais. Ele também foi o principal pupilo de Gaetano Pugnani, que o ensinou composição e, principalmente, o violino. Em pouco tempo, o jovem aprendiz já era virtuoso no instrumento, e passou a dar diversos concertos itinerantes e a trabalhar na corte de Savoia, até se mudar para Paris e ampliar a sua fama. Sua primeira aparição pública nesta cidade ocorreu nos Concerts Spirituels de 1782 com um sucesso tão grande que logo foi contratado pela Corte de Versalhes. 

Ouça no player acima.

Por ter sido um dos maiores violinistas de seu tempo, boa parte das composições de Giovanni Battista Viotti são escritas para este instrumento, com destaque para os seus concertos, que serviram de forte influência para as composições de Beethoven. Ele também escreveu sonatas, quartetos de cordas e músicas de câmara para diferentes formações.

Conheça mais da história e obras de Viotti no Caderno de Música deste sábado. O programa vai ao ar às 11h45, na MEC FM.

 

Criado em 10/05/2018 - 12:38 - Episódio Caderno de Música 12/05/2018

Mais do programa