Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ópera russa dos séculos XIX e XX é o tema do Caderno de Música

Programa segue com o especial sobre a Cultura Russa e traz importantes óperas interpretadas pela soprano Aida Garifullina.

Caderno de Música

No AR em 30/06/2018 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (30) segue com o especial sobre a Cultura Russa e traz um pouco mais da ópera deste país. Os destaques desta edição serão as óperas escritas a partir do século XIX e interpretadas pela soprano Aida Garifullina, que brilhou na abertura da Copa na Rússia.

O século XIX foi a era de ouro da ópera russa. O compositor responsável pela ascensão da ópera nacional russa foi Mikhail Glinka com as obras “Ruslan e Lyudmila” e “Uma vida para o czar”. Desde então, a ópera tornou-se um dos principais gêneros para a maioria dos compositores russos.

Outros compositores russos que se destacaram na escrita de óperas neste século foram Alexander Serov, Anton Rubinstein e César Cui, atingindo seu apogeu com as obras de Modest Mussorgsky, Aleksandr Borodin, Rimsky-Korsakov e Tchaikovsky. Já no século XX, os compositores de maior destaque foram Sergei Rachmaninoff, Stravinsky, Prokofiev, Shostakovich e Kabalevsky.

Confira alguns trechos de óperas de compositores russos gravadas por Aida Garifullina, a soprano que brilhou na abertura da Copa do Mundo de 2018 na Rússia ao lado do cantor britânico Robbie Williams. Esta premiada cantora lírica de 30 anos atua no Ópera de Viena, já fez papeis de destaque em importantes óperas e companhias, já cantou ao lado de nomes como Placido Domingo e Juan Diego Flórez, além de ter participado do filme "Florence: Quem é essa mulher?", de 2016, estrelado por Meryl Streep e Hugh Grant.

O Caderno de Música vai ao ar todo sábado, às 11h45, na MEC FM.

Criado em 28/06/2018 - 18:41 - Episódio Caderno de Música 30/06/2018

Mais do programa