Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rachmaninoff e Shostakovich são os destaques do Caderno de Música

O programa segue com o especial sobre a Cultura Russa e traz a vida e obra de Rachmaninoff e Shostakovich.

Caderno de Música

No AR em 16/06/2018 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (16), neste especial sobre a Cultura Russa, destaca mais dois importantes nomes da música de concerto deste país: Sergei Rachmaninov e Shostakovich.

Rachmaninoff nasceu em primeiro de abril de 1873, na Rússia. Ele foi um pianista virtuoso, considerado um dos mais influentes do século XX. Boa parte das suas principais obras tem destaque para o piano, como a famosa “Rapsódia sobre um tema de Paganini”, além de seus prelúdios, estudos, sonatas e concertos. O seu “Concerto para piano número 3”, inclusive, é tido como um dos mais difíceis do mundo, sendo o favorito entre os pianistas virtuosos. O estilo de Rachmaninoff é fundamentalmente russo, e sua música possui grande influência de Tchaikovsky, que foi seu ídolo na juventude, carregando, assim, uma certa melancolia própria do Romantismo. Posteriormente, Rachmaninoff foi muito influenciado por Balakirev e Mussorgsky, ambos integrantes do famoso movimento nacionalista intitulado Grupo dos Cinco.

Outro grande nome da música clássica Russa é Dmitri Shostakovich. Na época da Revolução, em 1917, Shostakovich tinha apenas 11 anos de idade. Desta forma, sua formação e carreira transcorreram integralmente dentro do novo governo. Nascido em São Petersburgo, Shostakovich recebeu ensinamentos musicais desde cedo, e aos treze anos já era considerado uma grande promessa pelo novo regime, que buscava novas tendências. Nos anos 1930, com a tomada do ditador Joseph Satalin ao poder, muitos artistas foram censurados e até mesmo Shostakovich, o músico prodígio e popular entre as plateias russas, foi obrigado a remover ou adaptar várias obras do repertório. Apesar das polêmicas, Shostakovich pôde ter uma carreira de prestígio em seu país e suas peças foram amplamente executadas pelas orquestras e rádios de todo mundo.

Conheça mais destes dois compositores no Caderno de Música. Sábado, às 11h45, na MEC FM Rio.

Criado em 12/06/2018 - 13:19 - Episódio Caderno de Música 16/06/2018

Mais do programa