Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça a agradável Música Folclórica Russa, no Caderno de Música

Programa segue com o especial sobre a Cultura Russa e traz alguns aspectos da rica e diversificada música folclórica deste país.

Caderno de Música

No AR em 07/07/2018 - 11:45

Neste especial sobre a Cultura Russa, produzido em homenagem ao país sede da Copa do Mundo de 2018, já conhecemos um pouco sobre os tradicionais balés, a música de concerto e a ópera. E o Caderno de Música deste sábado (07) segue com esse especial e destaca, agora, a agradável sonoridade da música folclórica russa.

A Rússia é um dos países mais populosos do mundo e, por isso, possui uma enorme variedade de costumes e tradições. Seria muito difícil abordar toda essa diversidade em um único programa. Porém, quando se trata da música folclórica, não podemos deixar de falar sobre a Balalaica e a Domra, dois famosos instrumentos tradicionais russos. A balalaica é um instrumento com três cordas dedilhadas, de corpo triangular levemente curvado e feito de madeira. A sua sonoridade é forte, porém suave, e possui um sistema de afinação similar ao do cavaquinho e do bandolim. Já a Domra, tida como uma variante da Balalaica, pode ser composta por três ou quatro cordas de metais, possui o corpo arredondado e pertence à família dos alaúdes.

A música russa possui características melódicas, harmônicas e rítmicas muito próprias. Além destes dois instrumentos apresentados, três tipos de danças merecem destaque quando se trata da tradição folclórica russa: Troika, a Berioska e a Kalinka.

Conheça mais no Caderno de Música que vai ao ar todo sábado, às 11h45, na MEC FM.

Criado em 05/07/2018 - 15:40 - Episódio Caderno de Música 07/07/2018

Mais do programa