Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça as principais danças instrumentais francesas, no Caderno de Música

O programa homenageia a França e apresenta algumas características das Bourrées, Gavotas e dos Minuetos

Caderno de Música

No AR em 21/07/2018 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (21), em homenagem ao país campeão da Copa do Mundo de 2018, apresenta três danças de origem francesa muito utilizadas em suítes ou como peça isolada de concerto: a Bourée, a Gavota e o Minueto.

A Bourrée surgiu na província de Auvergne, na França, incialmente como uma dança popular. Tempos depois, ela foi introduzida na corte francesa em meados do século XVI e permaneceu como uma dança recorrente, que abria muitos bailes da corte. De andamento rápido e em compasso binário ou quaternário, muitos compositores barrocos escreveram bourrées, com destaque para Bach e as suas suítes.

Outra dança popular francesa muito utilizada na Corte de Luís 14 era a Gavota. Assim como a Bourrée, a Gavote também era frequentemente introduzida após a Sarabanda nas suítes barrocas. Com movimento moderado e normalmente em compasso de quatro tempos bem marcados, o fraseado musical da Gavote era composto basicamente de quatro compassos, com uma linha melódica clara e elegante. Entre os compositores que mais escreveram Gavotas, podemos destacar Bach, Handel e Gluck e François-Joseph Gossec, considerado o “pai da sinfonia francesa”, que escreveu uma das Gavotas mais conhecidas, principalmente dentro do repertório violinístico.

Composta em compasso ternário (como as valsas), e caracterizada pela elegância e delicadeza dos movimentos, a dança do minueto foi também muito popular no tempo de Luís 14 e difundiu-se por toda a Europa nos séculos seguintes. Aliás, até o final do século 18, o minueto permaneceu como a dança mais popular entre a aristocracia europeia.  Além das suítes, ela também foi muito utilizada no terceiro movimento de uma sinfonia clássica, e o compositor da Corte Jean-Baptiste Lully introduziu numerosos minuetos em suas óperas e ballés.

Ouça mais no Caderno de Música, no sábado, às 11h45, na Rádio MEC FM.

Criado em 19/07/2018 - 14:14 - Episódio Caderno de Música 21/07/2018

Mais do programa