Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça a vida e obra de Antonio Leal Moreira, no Caderno de Música

O programa faz um especial pelos 260 anos de nascimento deste importante compositor português dos séculos XVIII e XIX

Caderno de Música

No AR em 28/07/2018 - 11:45

No mês de junho, foram comemorados os 260 anos de nascimento do compositor português Antonio Leal Moreira. E o Caderno de Música deste sábado (28) faz um especial com a vida e obra deste importante nome da música de concerto dos séculos XVIII e XIX.

Leal Moreira nasceu em 30 de junho de 1758 e aos 8 anos entra para o Seminário da Patriarcal de Lisboa, onde estuda com João de Sousa Carvalho, o compositor português mais importante da época. Ele atuou como mestre da Capela Real durante boa parte da sua vida, quando compôs inúmeras obras sacras. A sua primeira obra do estilo foi a “Missa do Espírito Santo”, que foi cantada durante a aclamação da rainha Dona Maria Primeira de Portugal, em cerimônia realizada no dia 13 de maio de 1777. 

Além de mestre de Capela e organista em Lisboa, António Leal Moreira foi também diretor de música teatral, tido como um dos mais talentosos e bem-sucedidos compositores cênicos de sua época.  Ele escreveu ao todo 16 óperas, algumas em idioma italiano e outras em português. Aliás, depois de António Teixeira, ele foi o primeiro compositor a escrever óperas com texto em português. É o caso da sua ópera em um ato “A vingança da cigana”, de 1794. 

Confira mais da vida e obra de Leal Moreira no Caderno de Música, vai ao ar no sábado, às 11h45, na Rádio MEC FM.

Criado em 26/07/2018 - 17:09 - Episódio Caderno de Música 28/07/2018

Mais do programa