Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira o especial 280 anos de Leopold Hofmann, no Caderno de Música

No programa, conheça um pouco da carreira e principais obras deste importante compositor vienense do período clássico

Caderno de Música

No AR em 18/08/2018 - 11:45

No dia 14 de agosto foram comemorados os 280 anos de Leopold Hofmann. E o Caderno de Música deste sábado (18) faz um especial em homenagem a este importante compositor austríaco do período Clássico.

Assim como muitos outros compositores do Classicismo, o nome de Hofmann foi ofuscado ao longo do tempo por conta de Wolfgang Amadeus Mozart, que viveu no mesmo país e no mesmo período que o compositor em destaque. Leopold Hofmann, porém, possuía relativa fama e era considerado pelos seus contemporâneos como um dos mais dotados e influentes compositores da sua geração.

Nascido em Viena em 14 de agosto de 1738, Hofmann estudou violino, cravo e composição. Aos sete anos já atuava como corista na capela da Imperatriz Elisabeth Christine. Os mais importantes cargos de Leopold Hofmann foram os de Diretor de Coral e Mestre de Capela em São Pedro de Viena, professor da Família Real em 1769. A partir de 1772 foi segundo organista da corte e também Mestre de Capela da Catedral de Santo Estêvão, cargo que chegou a ser almejado por Mozart.

Hofmann desfrutou de grande fama tanto como intérprete quanto como compositor. Ele é autor de cerca de inúmeras obras sacras, além de cerca de 60 sinfonias, lieder, música de câmara e mais de 90 concertos para diversos instrumentos.

Ouça no player abaixo:

O Caderno de Música vai ao ar neste sábado, às 11h45, na MEC FM.

Criado em 17/08/2018 - 08:05 - Episódio Caderno de Música 18/8/2018

Mais do programa