Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira o Especial Leonard Bernstein no Caderno de Música

Programa homenageia os 100 anos de nascimento deste consagrado compositor, pianista e regente norte-americano

Caderno de Música

No AR em 25/08/2018 - 11:45

A Rádio MEC FM preparou uma programação especial em comemoração aos 100 anos de nascimento de Leonard Bernstein. E o Caderno de Música deste sábado (25) não poderia ficar de fora desta grande homenagem. 

Ouça no player acima.

Filho de judeus ucranianos, Leonard Bernstein nasceu em 25 de agosto de 1918 em Massachusetts, nos Estados Unidos, e estudou na Universidade de Harvard e no Instituto Curtis de Música na Filadélfia, tendo como professor de regência ninguém menos do que Fritz Reiner

Em 1943, Bernstein tinha acabado de se tornar maestro assistente na Filarmônica de Nova York e precisou substituir de imediato e sem nenhum ensaio o maestro titular Bruno Walter, que estava doente. Sem imaginar, esta grande estreia fez com que Bernstein logo se tornasse mundialmente famoso, pois o concerto foi transmitido para todo mundo e sua atuação rendeu inúmeros elogios da crítica especializada, como o "The New York Times". 

Pianista talentoso, Bernstein apresentava-se muitas vezes simultaneamente como solista e regente. E, ao mesmo tempo em que brilhava como maestro e pianista, Leonard Bernstein seguiu carreira de compositor, sendo o primeiro americano do século 20 a receber grande reconhecimento mundial. Ele ficou famoso por romper com as fronteiras entre as culturas erudita e popular, com obras de grande sucesso como o balé “Fancy Free”, os musicais “Candide” e “West Side Story” e as audaciosas “Sinfonia Jeremiah, com mezzo-soprano”, “Sinfonia Kaddish, com solistas e coros” e a peça teatral “Mass”.

Conheça mais no Caderno de Música. Sábado, às 11h45, na MEC FM.

Criado em 24/08/2018 - 10:11

Mais do programa