Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba o que é uma Sarabanda, no Caderno de Música

Programa aborda um pouco da história e principais características desta famosa dança instrumental barroca

Caderno de Música

No AR em 11/08/2018 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (11) fala sobre a “Sarabanda”, uma das danças instrumentais barrocas mais populares. 

A Sarabanda teve origem no século XVI como dança cantada na América Latina e na Espanha, chegando à Itália no início do século XVII através do repertório da guitarra espanhola. A dança chegou a ser banida da Espanha em 1583, por ser considerada indecente, mas continuou sendo praticada até mesmo por clérigos e frequentemente citada na literatura do período. Ainda no século XVII, por volta de 1620, quando chegou à corte francesa, a sarabanda passou a ser uma dança processional lenta. Conhecida como “sarabanda francese”, este estilo apresentava um andamento ainda mais lento e uma articulação rítmica determinada, e foi assumido pelos compositores alemães como o terceiro movimento padrão de uma suíte.

As principais características da Sarabanda são o compasso ternário e o andamento lento. Compositores barrocos dos séculos XVII e XVIII, como Handel, Purcell, Bach e Corelli, escreveram suítes que normalmente incluíam uma sarabanda como o terceiro dos quatro movimentos, seguido muitas vezes por uma giga. Praticamente ausente durante os períodos clássico e romântico, a sarabanda foi redescoberta no século XX por compositores como Grieg, Debussy, Satie, Vaughan Williams e Britten.

Ouça algumas das principais suítes compostas ao longo do tempo, no Caderno de Música, que vai ao ar neste sábado, às 11h45, na MEC FM.

Criado em 10/08/2018 - 10:41

Mais do programa