Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Você sabe quem foi Oskar Merikanto?

O Caderno de Música fala sobra a vida e obra deste importante compositor finlandês do século XIX

Caderno de Música

No AR em 04/08/2018 - 11:45

Quando pensamos em música clássica finlandesa, sempre nos vem à mente o nome de Jean Sibelius, o maior representante deste país. Mas, assim como no Brasil, sabemos que a música clássica não se resume a Villa-Lobos. Na Finlândia, muitos compositores de incontestável talento se destacaram em diversos períodos da história. É o caso do compositor romântico Oskar Merikanto, que nasceu em 5 de agosto de 1868 na capital finlandesa Helsínquia.

O jovem Oskar Merikanto apresentou talento musical desde cedo, principal no órgão e no piano. Com aproximadamente 20 anos, ele passou a estudar formalmente no Conservatório de Leipzig, na Alemanha, com Carl Reinecke, Theodor Coccius e Gustav Schreck. Merikanto ficou notável particularmente por seu trabalho em ópera, canções e música sacra. Foi ele quem levou a performance operística para o palco finlandês, e a sua “Pohjan neiti” (Donzela do Norte) foi a primeira ópera de língua finlandesa já produzida.

Merikanto trabalhou ativamente durante toda a sua vida. Além de compositor, ele foi educador, pianista, organista em Helsínquia desde 1892 e diretor de orquestra da Ópera Finlandesa de 1911 a 1922. Frans Oskar Merikanto, pai do também compositor Aarre Merikanto, morreu em 17 de fevereiro de 1924, com 55 anos, deixando um grande legado musical: foram mais de 100 obras para coro, 80 para piano, diversas canções e trabalhos para outros instrumentos solistas e voz, além de óperas e obras incidentais.

O Caderno de Música vai ao ar neste sábado, às 11h45, na MEC FM.

Tags:  Oskar Merikanto

Criado em 02/08/2018 - 18:25 - Episódio Caderno de Música 04/08/2018

Mais do programa