Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Compositor tcheco Antonín Dvořák é o destaque no Caderno de Música

No programa, algumas de suas principais obras, como as danças eslavas e a “Sinfonia Do Novo Mundo”

Caderno de Música

No AR em 08/09/2018 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (08) faz um especial pelo aniversário do compositor nacionalista tcheco Antonín Dvořák, que nasceu em 8 de setembro de 1841.

Ouça no player acima.

Assim como Smetana, Dvořák é tido como um dos mais importantes compositores tchecos não só do período romântico, como de toda a história da música. Tanto é que, ao visitar as principais cidades da República Tcheca, podemos perceber várias homenagens a estes dois compositores que tanto representaram a música deste país. O estilo nacionalista de Dvorak ficou conhecido por unir elementos do folclore tcheco com a tradição sinfônica. É o caso das “Danças Eslavas”, inspiradas nas danças húngaras de Brahms, e o “Hymnus”, uma espécie de hino dedicado ao povo tcheco.

Apesar de possuir características bem nacionalistas, a fama de Dvoràk não se restringiu ao seu país. Durante três anos, ele foi diretor do Conservatório Nacional de Música de Nova York, quando travou contato com a música americana. Neste período, ele compôs duas de suas obras mais famosas: o “Quarteto em fá maior”, também conhecido como “Quarteto Americano”, e a sua grandiosa “Sinfonia nº 9”, a "Sinfonia do Novo Mundo".

Conheça mais no Caderno de Música. Sábado, às 11h45, na MEC FM

Criado em 06/09/2018 - 12:39

Mais do programa