Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba o que é um Lied, no Caderno de Música

Conheça a história principais características deste importante gênero vocal de origem alemã

Caderno de Música

No AR em 15/09/2018 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (15) fala sobre o Lied e apresenta obras de alguns compositores que se destacaram no gênero ao longo da história.

“Lied”, ou “Lieder” no plural, é uma palavra em alemão que pode ser traduzida como canção. Porém, trata-se de um tipo peculiar de canção característico da cultura germânica. Os lieder geralmente são arranjados para piano e cantor solista, com letras quase sempre em alemão. Ele se caracteriza pela expressão, através dos sons, dos sentimentos descritos em poemas. 

Segundo alguns estudos, as primeiras formas de lied remontam ao século XV, que inclui tipos não mais utilizados hoje em dia, como o “Tenorlied”, o “Lied polifônico”, o “Lied para baixo contínuo” e os “Lieder estróficos”, escritos a partir de melodias folclóricas. No Classicismo, Mozart foi um dos compositores que mais contribuíram para o desenvolvimento do lied. Entretanto, este estilo só veio a ser consolidado, de fato, no período Romântico, com compositores como Schubert, Schumann, Brahms, Mahler, entre outros.

Saiba mais no Caderno de Música. Sábado, às 11h45, na MEC FM.

Tags:  lied Música

Criado em 13/09/2018 - 15:44 - Episódio Caderno de Música 15/09/2018

Mais do programa